FóprEJEQ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Repasses do projeto

Ir para baixo

Repasses do projeto Empty Repasses do projeto

Mensagem  Guilherme Pereira Qui Abr 18, 2013 9:16 am

Galera,
vou descrever aqui como foi nossa experiencia no projeto do sulfato de cobre Cool

Bom, pra quem não sabe, o projeto consistia no seguinte: Um engenheiro civil de Cascavel, chamado Anderson Barzotto, tava com a ideia de produzir sulfato de cobre anidro, mono e penta hidratado (com mais enfase nesse ultimo) utilizando sucata de cobre e acido sulfúrico. Decidimos oferecer a ele um projeto de estudo e ele topou. Tínhamos conseguido ainda a colaboração da Prof.ª Regina Jorge como orientadora.
Pois bem, fomos então a procura de referencias bibliográficas sobre o assunto e já ai encontramos um grande obstaculo: é realmente muito escasso o material sobre processos inorgânicos desse tipo, conseguimos apenas alguns artigos e trabalhos que tratavam desse assunto. Por sorte, conseguimos um trabalho de universitários bolivianos, sobre uma industria de la que produz exatamente sulfato de cobre a partir de sucata, sendo porem o foco desse trabalho mais voltado para o material de composição do reator. Mas serviu! a partir desse trabalho desenvolvemos quase tudo em nosso estudo.

Mostrei tudo o que tínhamos conseguido para a Regina e pedi que ela desse uma olhada, fizesse algumas ressalvas ou recomendações. Ela se mostrou bastante animada e prometeu que veria sim e me daria uma resposta por e-mail dentro de alguns dias. Ai outro obstaculo: esperei, esperei, mandei e-mail pedindo a palavra dela, esperei, esperei e nada. Regina havia sumido, estávamos sem orientadora. Mas o estudo não podia parar e agora teríamos que confiar somente no nosso taco.
Continuamos as pesquisas e ai veio a maior dificuldade: ultima semana de aula, ou seja, ultimas provas e exames finais se aproximando. Ficou praticamente impossível conciliar o projeto com o curso, tanto que paramos o projeto por alguns dias.

Quando retornamos, conseguimos dar um belo gás. A Tingni e a Letícia fizeram um belo levantamento dos materiais aplicados no processo, alem de uma pesquisa de laboratórios que nos pudessem ser uteis. A Estela fez uma pesquisa de mercado, a respeito tanto dos reagentes quantos dos produtos. Eu e o Eduardo ficamos responsáveis por destrinchar o processo, fazendo memorial e fluxograma. Modéstia a parte, o estudo ficou em um nível muito bom e o cliente se mostrou bastante satisfeito pelos e-mails que trocou comigo. Acabamos concluindo que não seria viável para a gente executar o dimensionamento do processo, por ser necessário o projeto de um reator operando com grandes quantidades de acido sulfurico, uma grande analise econômica, inúmeras analises químicas com as matérias primas, enfim, dezenas de tarefas que infelizmente estão fora de nosso alcance no momento.

Gostaria de agradecer a diretoria que me deu a chance de gerenciar esse estudo e, principalmente, a equipe, que mesmo com as dificuldades citadas, desenvolveu um trabalho muito bom cheers
É isso ai galera, abraços !

Guilherme Pereira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos